Quem sou eu

Minha foto
Pacajá, Pará, Brazil
Sou um rapaz que não tenho descriminação e faço de tudo para ajudar o meu próximo, legalmente é claro. E quando tenho que falar algo a alguém falo diretamente a pessoa e não gosto de fofoca e covardia.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Gado suspeito de Brucelose em Pacajá;





























Caros amigos e amigas no dia 06/07/2011, fomos informados por amigos de que o proprietário do Supermercado O Coringão acionou a Vigilância Sanitária para que verificasse a situação de um boi que foi entregue pelo Abatedouro Público de Pacajá e que estava aparentemente sem condições de ser comercializado ao público. A vigilância sanitária foi ao local e solicitou ao Médico Veterinário Particular, Dr. Celso Neres Batista, que inspecionasse o referido boi, mas não foi possível colher o sangue em razão do mesmo já estar enxuto, mas o Doutor analisou que o animal tinha abscessos difundidos por toda a carcaça, tanto superficiais como profundas, sendo imediatamente considerado o produto impróprio para o consumo humano, tanto no aspecto visual quanto sanitário;
E quando chegamos ao local o médico já havia ido embora e a vigilância sanitária estava recolhendo o animal para ser incinerado, mas não informou nada em relação aos procedimentos tomados. Então acionamos o Ministério Público, que por sua parte através da Dra. Maria Claudia Vitorino Gadelha, solicitou que o gado não saísse do local sem os devidos procedimentos legais, pedindo de imediato ao Médico Veterinário um laudo ou declaração da inspeção feita no animal, juntamente com as fotos e vídeo já fornecidos a Digna Representante do Ministério Público de Pacajá, que irá apurar esse caso na forma da Lei;
Mas fiquei triste, porque na denuncia via telefone que tivemos era de que o caso estava sendo abafado para que a população não tivesse conhecimento do que havia acontecido. E em razão disso fomos à vigilância sanitária que por sua vez, fez somente o laudo de apreensão e remoção do gado, não sabiam da origem do animal e somente sabiam que o mesmo tinha sido entregue pelo Matadouro Municipal, que não havia nenhum laudo de Apreensão informando e detalhando a operação. E em conversa restrita com algumas pessoas no local, este não é o primeiro caso, já aconteceram outros e nada foi feito. E para melhor esclarecimento conversei com o Dr, Celso (Médico Veterinário), e ele me informou que o procedimento correto seria que o gado levado para o Matadouro Municipal fosse examinado antes e depois da matança para que posteriormente fosse liberado para o consumo humano.
E para lembrar a Prefeitura Municipal assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público de Pacajá, para que construísse um novo prédio do matadouro no período de 01 (um) ano, e para que o antigo continuasse funcionando fizessem algumas melhorias, alguns ajustes foram feitos, mas não cumpriram com a entrega do novo prédio, que servidores do matadouro informaram que existe um médico veterinário da Prefeitura, mas se existe é somente no papel, porque por aqui eu desconheço e no matadouro nunca foi visto.
Agora pergunto, porque temos médicos veterinários no município, mas os mesmos não são contratados? Será porque foram oposição na política passada?
Quando fui entregar as fotos no Ministério Público encontrei a Secretária de Meio Ambiente já fazendo sua parte, defendendo a Prefeitura e dizendo que também se preocupa com o município, mas infelizmente não tem como contratar o médico veterinário porque existe uma ordem judicial que proíbe contratações até que se faça novo concurso publico. Mas eu queria saber se a digna Secretária sabe que estão contratando gente sem que a justiça saiba, e vou dar uma prova disso: Tem uma semana que o Prefeito enviou um novo servidor para os correios, um rapaz novo, que chegou recentemente de Cametá/PA e que fez o prefeito usar seu lado humano e solidário; Mas não entendo que isso não aconteça quando se trata de um assunto de saúde pública, como contratar um médico veterinário e que é daqui do município, para que a população possa estar mais segura. Não sou contra o rapaz que foi cedido aos correios, ele está à procura de um emprego, mas tome cuidado meu rapaz, essa solidariedade toda tem um preço, pode ter certeza disso!
O povo desta cidade vem acompanhando a pouca vergonha que se encontra essa administração, a falta de infra-estrutura, de planejamento, de administração, a impunidade, a perseguição que eles fazem contra quem tem coragem de falar algo que eles não gostem; E o pior é que eles se sentem impunes, porque os vereadores não fazem nada para combater tanta irregularidade, parece que estão todos comprados, ou não parece?
A justiça faz sua parte quando é acionada e as mudanças que aconteceram foram porque tivemos a coragem de denunciar.
Agora com essa situação desse gado fica minha pergunta: Será que os casos de Câncer que existem e que aumentaram no município não é proveniente de carne contaminada vinda deste Matadouro?
O Médico Veterinário me falou com todas as palavras de que não poderia comprovar através de exames médicos, em razão de que o gado não tinha mais sangue, mas todos os sintomas do gado é de que ele estaria com BRUCELOSE. Falou ainda que mesmo o gado apresentando carcaça limpa e a carne bonita, pode estar contaminado também.
Esses supermercados distribuem carne para a merenda escolar, para nossos filhos. Será que esse pessoal que está a frente desta administração não tem filhos, irmãos, irmãs, vizinhos, amigos? Merecemos ser “cuidados” dessa forma? Pelo amor de DEUS, façam uma política limpa, essa situação já está no limite, à política que está sendo usada destrói o seu povo, para que tudo isso? O amor a vida é muito maior do que isso. O abraço de um filho é superior a tudo isso. E quantas pessoas já devem ter morrido proveniente de uma carne contaminada aqui no município? Quantas crianças já deixaram de tomar benção de um pai ou de uma mãe por tê-los perdido, só porque um médico veterinário não foi contratado? Isso não é perseguição ao médico é perseguição ao povo que o elegeu senhor Prefeito. Saia de trás de seus assessores despreparados ouça a população e veja a realidade, seja autoridade e mostre quem administra de verdade. Faça isso. Termine seu mandado com dignidade e respeito, afinal foi para isso que a população lhe confiou seu voto.

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança”
Provérbios 11; 14  

Nenhum comentário:

Postar um comentário